Porque optar por animações 2D para uso empresarial?

18/12/2015 06:15

Também conhecida como "Motion Graphic", a animação é uma forma de produção audiovisual que une elementos gráficos e textos em forma de vídeo. Essa ferramenta é normalmente usada pela indústria televisiva e pelas empresas que estão presentes na web. Existem diversas formas de animação, cada uma usada para uma situação diferente.

Porém, nem todas podem ser usadas para divulgação de algum produto ou serviço de empresas, por não se adequar a situação. As formas de animação que podem utilizadas pelas empresas atualmente são a animação 2D, a WhiteBoard (quadro branco) que é uma variação da 2D, e a 3D. 

Dentre essas, a mais comum é a animação 2D, por possuir um valor mais acessível e um tempo de produção menor que a 3D. A animação 2D é uma boa opção para empresas anunciantes que precisam transmitir uma grande quantidade de informação e chamar a atenção de um público variado.

No campo publicidade e propaganda, a técnica possibilita a criação de animações para divulgação, produtos, serviços, informativos, etc. Esse tipo de ferramenta utiliza personagens, imagens e gráficos em 2 dimensões, semelhantes ao cartoon, que retratam uma narrativa da informação que desejam passar.

Aqui temos um exemplo de animação 2D que pode ser usada como arte, divulgação ou gráfico para passar determinada informação.

Dentro da animação 2D existe uma forma outra forma de produção chamada WhiteBoard (quadro branco), onde é somado animação 2D com desenhos manuais feitos perante os olhos do espectador, ambientado totalmente em uma lousa ou quadro branco.

O diferencial dessa ferramenta é que os desenhos são feitos por mãos humanas e não por computadores, e por isso ainda não ser muito comum, chama a atenção de qualquer espectador facilmente, além de também ter um custo mais baixo que as animações mais trabalhadas.

Um exemplo deste tipo de trabalho são os vídeos em animação 2D produzidos pela iNoweb(clique e veja detalhes). Na página deles tem exemplos destes materiais a mão.

As maiores vantagens dessas opções para as empresas são:

- Baixo custo 

A empresa consegue obter trabalho diferenciado do que é usado normalmente por um custo mais baixo do que se fosse produzir uma propaganda. Além de que a animação 2d não é tão complexa para se produzir quanto a 3D, o que faz com que seu vídeo de animação seja feito rapidamente.

- Prende a atenção

Conseguir a atenção dos espectadores hoje está cada vez mais difícil. Por vivermos num mundo tão globalizado e, consequentemente, com muita informação, as pessoas fazem muitas coisas ao mesmo tempo e não conseguem se fixar em uma só informação. Com um vídeo de animação bem produzido, sua empresa conseguirá atrair público de diversas idades, por não ser um anúncio comum e monótono como os outros milhares que existem na web.

- Muita informação 

Você já ouviu falar no ditado "Uma imagem vale mais do que mil palavras"? Isso se aplica perfeitamente ao caso dos vídeos de divulgação animados, pois com um vídeo de animação você irá conseguir passar grande quantidade de informação em poucos minutos. O que você levaria tempo para explicar estará sendo demonstrado com imagens em movimento, o que irá auxiliar a fixar na cabeça de seu público a mensagem que você pretende passar. 

Mas lembre-se, é importante sempre variar as formas de comunicação da sua empresa com o cliente, pois quanto mais maneiras diferentes você utilizar, maior o publico que conseguirá atingir.