A importancia dos banners em uma loja virtual

31/01/2016 09:54
O banner é uma forma de propaganda online que é muito semelhante às propagandas tradicionais. Essa ferramenta tem basicamente dois objetivos, sendo um consequente do outro.
 
O primeiro objetivo é chamar a atenção do cliente, e o segundo, induzir ao clique.
Eles podem ser usados tanto utilizando anúncios da própria loja como promoções, produtos em destaque e cupons, como também podem ter seu espaço “vendido” para empresas que desejam anunciar em seu site. Essa é a escolha favorita das empresas anunciantes da internet, pois o banner é uma ferramenta funcional que atrai a atenção do cliente com muita facilidade.
 

Os banners podem ser divididos em três categorias:

 
- Banner estático: é composto por imagens fixas, sem nenhum tipo de animação ou movimento. É o primeiro tipo de banner que foi utilizado na internet e o mais fácil de produzir, porém, com tantas inovações, hoje em dia ele parece antigo e ultrapassado.
 
- Banner animado: é composto por mais de um quadro, onde cada quadro “passa” na tela e dá sequencia aos demais.
 
- Banner interativo: é o banner que envolve o cliente de alguma forma interativa. Ex: passar o mouse, preencher uma palavra, jogos, tudo com o intuito de chamar atenção do cliente. 
 
- Anúncios Pop-up: apesar de não ser um banner, os anúncios pop-up estão entre os mais utilizados na internet. São anúncios que aparecem na frente ou ao lado do texto, sem o usuário ter clicado ou acessado o anúncio. A maioria dos internautas considera esse tipo de anúncio invasivo, portanto, não é tão eficiente quando os banners.
 

Como aperfeiçoar o uso dos banners

 
Por oferecer muito destaque ao que será anunciado, é fundamental que os banners sejam produzidos compondo de forma agradável boas imagens, cores e conteúdo adequados.
Para isso, listamos alguns fatores que irão lhe auxiliar a fazer com que os banners cumpram sua função da melhor forma possível.
 
- Sempre desenvolva seus banners de forma que eles fiquem agradáveis para visualização. É interessante utilizar composições de cores, desenhos e imagens, pois isso irá chamar mais atenção do usuário.
 
- Investir em efeitos visuais como movimento e animações é uma boa opção, pois eles transmitem modernidade e interatividade ao site.
 
- Utilize textos curtos e chamativos, para que assim o usuário consiga ler com mais facilidade.
 
- O banner deve ser incluído em sua loja como um complemento, e proporcionando uma experiência agradável de navegação. Não exagere na quantidade de banners que serão inseridos, pois isso pode criar uma sensação de spam e deixa o visual do seu site poluído.
 
- Se você não tem experiência ou conhecimento suficiente em programas de edição de imagem, é aconselhável que contrate um profissional da área. Da mesma forma que um banner pode deixar seu site mais moderno, bonito e agradável, se não for feito da forma correta ele pode prejudicar o visual da sua loja.
 
- Desenvolva os banners de forma que eles fiquem simples e funcionais. É comum banners que possuem muita informação não receberem a devida atenção, pois os usuários tendem a identifica-lo como spam em vez de uma oportunidade. Lembre-se, menos é mais!