Marketing Digital na Modernidade de Hoje

23/12/2015 17:12
Se temos que dar um passo para trás e olhar para a evolução do marketing nos últimos anos, é claro que as táticas digitais rapidamente se tornaram pilares fundamentais do contemporâneo mix de marketing. Mas, por que isso tornar-se normal?
 
O termo marketing digital foi utilizado pela primeira vez em 1990. Na década de 2000 e 2010, o marketing digital se tornou mais sofisticado, como uma maneira eficaz para criar relacionamento com o consumidor que tem profundidade e relevância. A rápida evolução das mídias digitais, criou novas oportunidades e caminhos para a publicidade e o marketing. Impulsionado pela proliferação de dispositivos para acesso de mídia digital, isto levou a um crescimento exponencial na publicidade digital.
 
Com as atividades digitais crescendo rapidamente em todas as esferas, as expectativas dos consumidores estão mudando. As consequentes mudanças no comportamento têm e continuarão a perturbar a indústria existente, criando muitas oportunidades e riscos para os profissionais de marketing.
 
Marketing Digital é muitas vezes referida como 'marketing on-line', 'marketing na internet" ou "web marketing".
 
Não há como negar o fato de que, nos últimos anos, o marketing tem ido para o mundo digital. Isso levanta a questão, são os tradicionais métodos de marketing ainda relevantes hoje em dia? Mas o mais importante, se eles são, o que funciona melhor?
 

Marketing Tradicional X Marketing Digital

 
Normalmente, o termo "marketing tradicional" refere-se aos cartões de visita, anúncios impressos, revistas, cartazes, comerciais de TV e brochuras. Embora utilizando esses fundamentos, o Marketing Digital tem se levantado como um vigarista, mais rápido e mais criativo.
 

Então, quais são os principais benefícios do marketing digital?

 

Redução De Custos:

Com as ferramentas certas e parceiros uma Estratégia de Marketing Digital pode ser alcançado mais barato, pois ele pode eliminar a necessidade de uma presença de caros canais de comunicação, tais como jornais, e mais "tradicionais" de TVs.
 

Maior Engajamento:

Tradicionalmente, as empresas falam para os consumidores, na esperança de que uma mensagem tenha sido ouvida, mas agora de e-marketing incentiva a interação e deve iniciar um diálogo constante entre empresas e clientes. Plataformas de mídias sociais também permitiram o envolvimento na forma de "curtir", "compartilhar" e "seguir".
 

Domínio:

Marketing Digital é altamente dinâmico de alta velocidade. Texto, imagens e vídeo que pode ser manipulado em qualquer número de formas e a qualquer momento, permitindo que uma parte do conteúdo a ser lançado para um público de qualquer tamanho, em um piscar de olhos.
 

Simples de Medir:

Finalmente, ao contrário dos métodos tradicionais, no mundo digital, você pode ver em tempo real o que está ou não funcionando para o seu negócio e que você pode adaptar-se muito rapidamente para melhorar seus resultados. Usando ferramentas como o Google Analytics para medir o tráfego em seu site ou blog é uma maneira fácil de ver se você está cumprindo suas metas.

 

Nível Do Campo De Jogo:

Em um mundo onde o sucesso é medido pelo seu equilíbrio, qualquer empresa pode competir com um concorrente graças ao marketing digital. Um site eficaz é a janela para qualquer negócio e, juntamente com uma forte estratégia de marketing online de empresas de qualquer tamanho podem tornar-se notado ao lado ou acima dos seus concorrentes.
 

Estratégia De Marketing Digital

 

A digitalização é, fundamentalmente, alterar a natureza da concorrência. As organizações podem implementar capacidades de marketing no planejamento estratégico. Os profissionais de marketing devem as competências essenciais para identificar, integrar e monitorar táticas para melhorar as atividades de marketing. Na era atual, os profissionais de marketing devem estudar em constante evolução de paisagem digital e entender como desenvolver habilidades para melhorar a eficácia do marketing digital.

Estratégia de marketing Digital desenvolve e adapta-se aos princípios do marketing tradicional, usando as oportunidades e desafios oferecidos pela tecnologia e o meio digital. Centrada no usuário, que consiste em colocar o usuário no centro de todas as decisões, é vital quando se procura a construção de uma bem sucedida estratégia de marketing digital. O advento de novas tecnologias significa que o estrategista de marketing digital de hoje é oferecido não apenas a uma infinidade de novas possibilidades táticas, mas também sem precedentes de formas de medir a eficácia de estratégias e táticas.
 
O fato de que marketing digital é muito empírico é um dos seus principais pontos fortes. Tudo pode ser medido: a partir de comportamentos', para ações e caminhos, para resultados. Isso significa que o estrategista de marketing digital deve começar a pensar com o retorno sobre o investimento (ROI) em mente.
 
Uma estratégia eficaz envolve fazer escolhas, como a marca que tenta ser tudo para todas as pessoas corre o risco de tornar-se fora de foco ou perder a clareza de sua proposta de valor. Para fazer uma forte escolha, um estrategista deve analisar primeiro o que as escolhas são: quais são os fatores que afetam o seu negócio? Estes incluem mercado, concorrente, clientes e competências essenciais.
Esta análise é um ponto fundamental para iniciar uma estratégia de marketing digital de sucesso, recomenda-se que no mínimo o serviço de uma consultoria estratégia ou dependendo de suas condições, a de uma agência de serviços web, partir a ações sem analisar o cenário pode ser arriscado e desastroso.
 

Agora é o Futuro

 
É verdade que as empresas têm vindo a utilizar a tecnologia por muitas décadas. Mas algumas coisas mudaram. Primeiro de tudo, as expectativas do cliente são muito diferentes agora. Sabemos que cerca de 80% das compras são pesquisadas on-line, antes que um cliente entra em uma loja. De fato, muitos clientes preferem concluir a compra on-line.
 
A segunda coisa que mudou é que o custo da prestação de high-end de TI, reduziu.
Historicamente, teria era caro, e um processo demorado, para entregar uma solução de tecnologia que o cliente deseja usar. Que não é mais o caso—agora ele pode ser feito mais rapidamente do que o esperado e por isso o menor custo.