Revisão da aula sobre Significado das Cores

08/03/2016 07:08

Conforme nossa aula(foram 5) sobre o significado das cores no mundo web, impressão e design. 

Estou resumindo nesta postagem tudo que conversamos e debatemos, inclusive encontrei uns pontos novos em alguns outros blogs e resolvi complementar aqui para todos que acompanharam a aula presencial ou online.

Sem dúvidas, um dos pontos mais importantes de qualquer projeto são as cores. Elas irão definir o que o seu site irá transmitir ao internauta no primeiro momento, e o resultado que isso trará na mente de cada um. As cores podem ser positivas ou negativas, depende da forma e do contexto que forem usadas.

O site como um todo, o público alvo e os produtos que a empresa oferece são apenas alguns dos pontos que devem ser analisados durante o processo de escolha de cores para seu site. As cores são divididas basicamente em duas categorias: cores quente e cores frias. As cores quentes são assim chamadas pois são mais estimulantes e são associadas com vitalidade, alegria e movimento. As cores quentes são os tons de vermelho, rosa, amarelo e laranja. Já as cores frias são as suaves e fechadas, que são associadas a sensação de calma e tranquilidade.

Além das cores quentes e frias, existe a categoria de cores neutras, que não se encaixam nas sensações de calor e frio. Isso acontece pois essas cores possuem pouca reflexão da luz, e isso faz com que mutas vezes não sejam consideradas cores. São elas preto, branco, marrom e tons de cinza.

Entender a diferença entre a temperatura das cores é fundamental para que seja feita a escolha adequada de cores para seu site. Cores quentes transmitem energia, enquanto as cores frias transmitem tranquilidade e as neutras transmitem elegância.

Cada cor possui um significado e causa uma reação automática na mente humana, e a seguir você verá o RESULTADO de todas elas.


 

Verde

A cor verde simboliza em primeiro lugar a natureza. Ela é indicada para ressaltar saúde, renovação e crescimento. Por ser uma cor relaxante, o verde é uma cor muito utilizada em hospitais e clínicas. No lado negativo, verde lembra o dinheiro, ganância, e veneno. Pesquisas mostram que verde é a cor que menos extressa o olho humano.
 

Vermelho
 

O vermelho é a principal das cores quentes, sendo assim, visualmente é a cor dominante. É uma cor associada ao fogo, poder, paixão e amor. De forma negativa, o vermelho é realcionado a guerras, morte e violência.
Azul
A cor azul é, mais do que qualquer outra, a cor da calma. Ela por si só transmite paz, tranquilidade e estabilidade. Por isso é muito comum encontrarmos a cor azul em produtos para bebês. O azul também transmite confiança e confiabilidade, por isso é muito utilizado em sites corporativos. Dependendo do contexto o azul pode simbolizar tristeza e frieza.
 

Amarelo
 

Amarelo é uma cor vibrante, feliz e que transmite energia. Ela é muito utilizada em parques e brinquedos para crianças, pois chama atenção e transmite alegria. No seu lado negativo, amarelo pode significar críticas e cuidado.
 

Roxo
 

O roxo é associado à riqueza, romantismo, luxo e imaginação. Ele tem a energia do vermelho e a tranquilidade do azul. Em seu lado negativo, o roxo transmite tristesa e escuridão.
 

Laranja
 

Assim como o vermelho, o laranja é uma cor enérgica e vibrante. Por ser a cor do outono, ela transmite uma sensação de transição e movimento. Por também ser o nome de uma fruta, o laranja também se torna uma cor relacionada a saúde e vitalidade.

Leitura e estudo recomendado

Segue os links dos sites debatidos: 

https://www.significadodascores.com.br/

https://www.significados.com.br/cores-2/